quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quem dá nome às escolas municipais de Niterói (vol. 2)

 UMEI Gabriela Mistral (Pendotiba): "A professora, poetisa e escritora Gabriela Mistral (Lucila Godoy Alcayaga), nasceu em 7 de abril de 1889, na cidade de Vicuña, no Chile. Destacada educadora, visitou o México (onde cooperou na reforma educacional), os Estados Unidos e países da Europa, estudando as escolas e seus métodos pedagógicos. Influenciou muitos escritores latino-americanos, como Pablo Neruda e Octavio Paz. Seus diversos poemas escritos para crianças são recitados e cantados em muitos idiomas. Morou nos anos de 1940 e 1941 em Niterói, nos bairros de Ingá e Icaraí. Logo após, foi viver na cidade de Petrópolis/RJ, onde, em 1945, recebeu a notícia de que havia sido a primeira escritora latino-americana a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Em 1951, venceu o Prêmio Nacional Literário de seu país natal. Gabriela morreu em 10 de janeiro de 1957, em Nova York, e está sepultada em Montegrande, no Chile."

UMEI Paulo César de Almeida Pimentel (Itaipu): "Nascido em 17/08/1907 em Niterói, formou-se em Medicina, na antiga Universidade do Brasil, em 1928. Em sua brilhante carreira foi de Assistente de Clínica à Catedrático da antiga Faculdade Fluminense de Oftalmologia (UFF). Era membro de diversas e importantes sociedades médicas, além de poeta, pintor e escritor, participando ativamente em seu tempo da sociedade e da cultura de Niterói criando, inclusive, o Teatro de Marionetes Jabuti, premiado em São Paulo".

UMEI Lisaura Ruas (Morro da Cocada): "Profª Lisaura Machado Ruas. Nascida em Minas Gerais, em 29/11/1908, formou-se professora e dedicou sua vida profissional à educação especial e à psicomotricidade. Por mais de 40 anos atuou à frente da AFR (Associação Fluminense de Reabiltação) em Niterói, uma instituição reconhecida como referência científica no tratamento de portadores de múltiplas deficiências físicas e neurológicas. Aperfeiçoou seu aprendizado na Fundação Pestalozzi de Niterói e lutou por legislação específica e abertura do mercado de trabalho para a pessoa portadora de deficiência com o objetivo de torná-la cidadã. Para Lisaura Ruas, a capacidade de motivar e ser motivada era uma constante. O desejo de servir era inerente à condição humanística de uma profissional que dedicou sua vida a ajudar o próximo."

UMEI Maria Luiza da Cunha Sampaio (Charitas): "Maria Luiza da Cunha Sampaio nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 08 de outubro de 1914. Mãe do Prefeito João Sampaio, que a ela homenageou dando o nome a esta escola. Faleceu em 10 de fevereiro de 1991."

UMEI Neuza Brizola (Engenhoca): "Neuza Brizola nasceu em 21 de janeiro de 1922. Esposa do Governador Leonel Brizola e, como tal, primeira-dama do Rio Grande do Sul e do Estado do Rio de Janeiro. Figura devotada, dedicou-se extremamente ao marido, participando de todas as suas lutas. Sua dignidade pessoal estava acima de qualquer discussão. Destacou-se, ainda, pelo seu carisma, sua grandeza e generosidade. Faleceu em 24 de abril de 1993."
 
UMEI Elenir Ramos Meirelles (Badu): "Nascida em Aperibé, distrito de Santo Antônio de Pádua-RJ, em 14/03/1937. Com seu esposo Lineu Meirelles, dedicou-se a condução de projetos de assistência e promoção social e educação moral, concretizando essa ação no espaço Irthes Therezinha, durante 27 anos. Defensora do fortalecimento da estrutura familiar sustentada na FÉ, A PEDAGOGA DO CORAÇÃO, com seu sorriso fácil cheio de entusiasmo, alegria, espírito de liderança e disposição para o trabalho, fez-se EMPREENDEDORA DO BEM. A urgência em servir e a busca de recursos para os atendimentos sustentaram seu maior ideal - a semeadura da ética cristã no solo fértil do coração infantil em prol de um mundo melhor. Na Fazendinha - Badu abraçou seus objetivos e atendeu a todos que dela se aproximaram. Elenir Ramos Meirelles não desejou apenas assistir, mas ofertar meios que promovam autonomia. Faleceu em Niterói/RJ em 31/10/2006."

UMEI Prof. Irio Molinari (Ilha da Conceição): "Irio Molinari, insigne educador, nasceu no dia 21 de agosto de 1941, em Tuparendi-RS. Foi o quarto dos sete filhos de Fioravante Girolino Molinari e Eulália Bortoli Molinari, descendentes de imigrantes italianos que chegaram ao Brasilno final do século XIX. Em 1964, após ter completado a educação básica no Rio Grande do Sul, veio para o Instituto Abel, em Niterói-RJ, como irmão Lassalista, onde virira a cumprir brilhante carreira de Professor de Matemática e Coordenador de Ensino Médio. Obteve os graus de bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1968, ano em que ingressou, após aprovação em concurso público, como Professor de Metodologia do Ensino de Matemática na Faculdade de Educação da UFF. Em 1976, obteve o grau de Mestre em Educação pela UFF. Nesta Universidade exerceu, de 1974 a 1978, a função de Chefe de Gabinete do Reitor e, de 1982 a 1985, a função de Pró Reitor de Extensão, período em que desenvolveu vários projetos sociais, nas seguintes cidades: Niterói - RJ (Morro do Estado); São Gonçalo- RJ (Favela do Gato); Pinheiral - RJ; Bom Jesus do Itabapoana - RJ; Oriximiná - PA. De 1986 a 1988, exerceu a função de Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Faculdade de Educação da UFF. A partir de 1986, passou a desenvolver projetos e a prestar consultoria a W. K. Kellog Foundation, sendo Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento Rural Integrado, em parceria com a UFF, e Consultor de Projetos, em parceria com a Fundação ddo Estado do Amazonas e a UFF. De 1990 a 1998, foimDiretor de Assuntos Acadêmicos e Estudantis e Professor de Ética na Escuela de Agricultura de la Región Tropical Húmeda, na Costa Rica. Em 1997, obteve o grau de Doutor em Educação pela La Salle University of Mandelville, nos Estados Unidos. Em 2002, tornou-se Especialista em Educação Religiosa pelo Instituto Superior de Educação La Salle, Niterói - RJ. De 1998 a 2004, exerceu a função de Diretor do Centro Lassalista de Estudos (CELAE), tendo sido também fundador e Vice-Diretor da UNI LA SALLE, em Niterói - RJ. De 2004 a 2005, exerceu a função de Coordenador do Comitê Gestor do Niterói Polotec - Pólo Tecnológico de Niterói e Municípios Vizinhos. De 2004 a 2006, foi Diretor Acadêmico das Faculdades Integradas Maria Thereza, em Niterói - RJ. Faleceu no dia 4 de março de 2006, na cidade do Rio de Janeiro - RJ."

UMEI Denise Mendes Cardia (São Domingos): "Nascida em 28 de março de 1962, em Niterói, filha de um funcionário da Rede Ferroviária Federal e de uma técnica de contabilidade, a Professora Denise Mendes Cardia dedicou sua vida à educação. Do nascimento à morte, residiu em Niterói e aqui lecionou em creches e escolas municipais, colocando a sua força laboral à disposição de crianças e jovens da cidade, em especial daqueles de origem popular. Foi uma importante liderança do magistério público de Niterói, tendo atuado, de forma crítica, prpositiva e rigorosamente ética, na defesa pública e da valorização de seus profissionais, inclusive como membro da diretoria do Sindicato Estadual dos Profissinais de Educação em Niterói. Quando criança, a Professora Denise incentivava sua madrinha analfabeta a aprender a ler. Chegou a frequentar, em sua companhia, o Movimento Brasileiro de Alfabetização, com o intuito de estimulá-la, dando-lhe aulas particulares como complemento ao ensinamento que recebia. Concluiu o ensino médio no Colégio São Vicente de Paulo e graduou-se em Biologia pela Universidade Gama Filho. Em seguida, retornou aos bancos escolares para fazer a formação ao magstério, na modalidade Normal. Trabalhou na Creche Comunitária Santa Zita, na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Antônio Vieria da Rocha, na Escola Municipal Ernani Moreira Franco e na UMEI Maria Luiza Sampaio, seu último local de trabalho na Rede Mnicipal de Niterói. Ao longo de toda sua vida profissional, sempre teve o reconhecimento de colegas, alunos e famílias, principalmente pelo carinho e pela atenção com que se dedicava ao trabalho educativo, tornando-se uma referência na educação de crianças, jovens e profissionais da educação niteroiense. Faleceu em 25 de Fevereiro de 2006 em Cabo Frio/RJ."

UMEI Renata Magaldi (Fonseca): "Renata Gonçalves Magaldi, filha do Vereador Carlos Alberto Pinto Magaldi e da Professora Marilza Gonçalves Magaldi, nasceu em 16 de abril de 1976, em Niterói. Estudou no Jardim de Infância Julieta Botelho, Curso Nossa Senhora da Conceição, Colégio Nossa Senhora das Mercês e no Colégio Plínio Leite. Era uma jovem alegre, vaidosa e muito dinâmica. Nascida e criada na Rua Riodades, no Fonseca, cultivou grandes amizades e dedicou carinho especial ao irmão Leandro. Renata cursava Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Integrada Silva e Souza, em Ramos no Estado do Rio de Janeiro. "Sorria para a vida e a vida sorrirá para você" 16/04/76 - 22/10/94."

UMEI Portugal Pequeno (Ponta D'Areia):"Deixo cem contos de réis para a construção de uma escola no bairro de Ponta D'Areia em Niterói. escola noturna de preferência para ensino, digo, para ensino de homens analfabetos, a escola se chamará Portugal Pequeno. É uma homenagem que presto ao bom português que foi sempre a jóia de minha clínica máxima de Ponta D'Areia onde conheci grandes corações. Se o Brasil os instruir eles serão ainda maos amigos nossos, se possível..." - Dr Lourival Jorge de Mazarredo Souto 13/10/1932.
 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...